segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quartas do Chef na Vínea - 14




Com a temporada de colheita do Tartufo Bianco, de setembro a dezembro, nos arredores da cidade de Alba - Piemonte, o produto começa a chegar ao Brasil e sofisticados restaurantes já começam a elaborar seus festivais com receitas de dar água na boca. Ainda mais se acompanhadas com um 100% Nebiolo, um Barolo, um Barbaresco... Foi pensando nisso que resolvi encerrar a minha participação nas Quartas do Chef da Vínea com um prato que gosto muito de preparar e comer é claro!



A massa é na verdade um Agnolotti plano, sem redobra nem junção anelar. Uso sêmola de trigo duro e deixo com essa aparência de Ravioli para poder servir ao dente. O recheio é de ricota de leite de búfala, delicado e macio. Vou servir com manteiga clarificada com trufas brancas e sálvia. Para reforçar o aroma usaremos o queijo pecorino da Savitar (foto acima) com "tartufo bianchetto". Prato delicado, leve e aromático, por isso gosto de acompanhá-lo com vinhos mais jovens: Barbera ou Dolcetto. Não vejo a hora de prová-lo quarta-feira com o vinho que a sommeliere da Vínea recomendar, adoro novas idéias!

Amanhã vou descansar na Granja Viana e voltarei quarta-feira cedo para as compras e preparo da receita que serviremos à noite.


Se você não leu os posts anteriores volte para:
Quartas do Chef na Vínea - 13
Quartas do Chef na Vínea - 12
Quartas do Chef na Vínea - 11
Quartas do Chef na Vínea - 10
Quartas do Chef na Vínea - 9
Quartas do Chef na Vínea - 8
Quartas do Chef na Vínea - 7
Quartas do Chef na Vínea - 6
Quartas do Chef na Vínea - 5
Quartas do Chef na Vínea - 4
Quartas do Chef na Vínea - 3
Quartas do Chef na Vínea - 2
Quartas do Chef na Vínea - 1
Enogastronomia na Vínea Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário