domingo, 11 de outubro de 2009

Quartas do Chef na Vínea - 9


Se vocês olharam a programação das Quartas do Chef no site da Vínea, viram que no dia 14 próximo vamos ter Bucatini All'Amatriciana. Quem costuma freqüentar a Cantina Roperto sabe que lá adotamos o nome Fusilli para a mesma massa. Qual nome correto? Por quê? Vamos tentar explicar, se for possível, pois como vocês sabem, a linguagem verbal é feita por convenções e não tem nenhuma lógica, ainda mais alterada pelo uso diferente em diversas regiões...
O bairro do Bixiga desde seu início foi um reduto de italianos do sul, principalmente da Calábria. Seus costumes, dialeto, devoção (N. Sra. Achiropita) e alimentação refletiam sua origem. Para o calabrês, a comida é tão importante que tradicionalmente para uma mulher ser digna de casamento, precisa conhecer "quinze modos diferentes de empastar a farinha!". Ao lado da Melanzana (beringela) alla parmigiana, do Pitte (pão pita), da Fogaccia (a conhecida fogazza da Festa da Achiropita), das anchovas, ricota, lingüiças picantes, Capocollo (copa) e da Sopressata, o Fusilli é um dos mais importantes pratos calabreses. Obtido enrolando a massa em torno de um ferro (firrittu), como um curto e grosso espaguete com um furo central. As mamas de outrora usavam uma vareta retirada de um guarda-chuva; hoje podemos usar aros de aço inox de rodas de bicicleta, motocicleta ou até espetinhos de aço cortados com cerca de 20cm.



Hoje podemos encontrar o Fusilli fresco em algumas rotisserias ou a pasta chiuta, isto é, massa seca.  Aí que reside o problema: quando a caixa de papelão ou saco plástico vier escrito Fusilli, encontramos o popular macarrão Parafuso dentro. Para comprar o Fusilli descrito acima temos que procurar o Bucatini, nome derivado de seu orifício no centro. É desta maneira que é conhecido na indústria alimentícia.




Como o molho all'Amatriciana faz parte da culinária italiana, optei pela terminologia Bucatini; mas quando faço com o tradicional molho calabrese opto pelo nome Fusilli.


Se você não leu os posts anteriores volte para:
Quartas do Chef na Vínea - 8
Quartas do Chef na Vínea - 7
Quartas do Chef na Vínea - 6
Quartas do Chef na Vínea - 5
Quartas do Chef na Vínea - 4
Quartas do Chef na Vínea - 3
Quartas do Chef na Vínea - 2
Quartas do Chef na Vínea - 1
Enogastronomia na Vínea Store

Nenhum comentário:

Postar um comentário