segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Almoços dominicais na Vínea - 4




O molho alla Rabiata ou all'Arrabbiata, tem como característica principal a pimenta, de onde deriva seu nome em italiano "arrabiato" que significa irado, irritado em português. No restante, trata-se de um molho pedaçudo de tomates sem pele, puxado no azeite, alho e cebolas. Pode ser refogado com um cálice de vinho e apurado com uma carne (músculo, panceta), manjericão e a pimenta (peperoncino). Servido com salsinha piacada (prezzemolo) e queijo ralado.



Eu costumo cortar alguns cubinhos de Prosciutto di Parma (presunto crú) e tostar em um pouco de gordura da panceta derretida. Acrescento o alho, cebola e o peperoncino para refogar e corto o processo com vinho branco seco para deglaciar a mistura. Depois de reduzido, acrescento os tomates pelados e o manjericão.



No final eu corrijo o sal se for necessário pois o presunto cru costuma salgar satisfatóriamente o molho. Fios de azeite extra virgem e a salsinha dão vida ao prato quando acrescentados ao molho na hora de servir. Tenho uma preferência em servir esta massa com a ricota seca picante ralada ou combinada com um parmesão.



Se você não leu os posts anteriores, clique no link abaixo:

Em dezembro vou pilotar o fogão na Vínea novamente!
Almoços dominicais na Vínea - 1
Almoços dominicais na Vínea - 2
Almoços dominicais na Vínea - 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário