sexta-feira, 16 de julho de 2010

City Tour Ouro Preto - 1



Eu não estava muito animado com as visitas nas igrejas. Cheguei na primeira do tour, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar meio na inércia. Quando o guia Carlos começou a dar as informações, recheadas observações históricas cheguei mais perto para não perder nada. A pintura da fachada está sendo restaurada e apesar de ser muito simples por fora, dentro teremos o máximo do barroco. Exuberante, dramática, excessivo uso de ouro, uma overdose de detalhes para os olhos!


Fiz uma pequena montagem para mostrar como se encontra hoje a fachada. O interior não pode ser fotografado então recorro a imagens na internet...


... clique nas imagens para ampliá-las. Acima o altar mor. Abaixo a nave central.

Foto de Cássio Rogério Eskelsen

Cada nicho lateral era reservado para uma irmandade. Como Matriz, era frequentada por todos, então os mais ricos assistiam a missa dos camarotes no 1º andar. O assoalho original não existe mais. Quando da sua reforma, um desabamento do piso mostrou uma camara oculta que hoje abriga um o Museu de Arte Sacra do Pilar, com um acervo de 8.000 peças do século XVII ao XIX. Prataria, mobiliário, paramentos e imagens como de Nossa Senhora das Mercês, com brincos de topázio  imperial, atribuída a Aleijadinho e que ficou desaparecida por décadas até ser reencontrada em um antiquário formam a exposição. Tem ainda enormes anjos tocheiros e santos de roca (cabeça de madeira sem corpo, necessitando utilizar roupagem de tecido). A entrada é pela sacristia (atrás do altar mor), na foto abaixo, e em destaque, o móvel onde eram guardados os ornamentos bordados a ouro e prata e precisavam ser mantidos sem dobras.

A igreja foi construida em torno de uma capela (erguida a partir de 1696) e perdurou por quase todo século XVIII. Provavelmente a devoção à Nossa Senhora do Pilar tenha vindo de São Paulo com o bandeirante Bartolomeu Bueno e sua imagem foi entronizada na primitiva capela.

Para terminar uma foto antiga da Matriz:

Biblioteca Virtual Gilberto Freire

Um comentário: