sábado, 3 de outubro de 2009

Fui conhecer a novidade Villa Matilde na Vínea


Depois de almoçar com a minha mulher, Cristina Oka, no Osório, fomos dar uma última olhada na cozinha da Vínea, onde vou preparar o jantar desta próxima Quarta do Chef e aproveitarpara degustar o lançamento Villa Matilde do Benevento - Campania - Itália. Quando penso em Campania, o que me vem na cabeça de pronto é que se trata da terra da Pizza, Espaguete e Mussarela de Búfala. O licor de limão Limoncello ou Limoncino também tem sua origem na Campania.
Já os vinhos desta região são tradicionalmente tomados jovens e por muitos considerados vinhos de pouca qualidade. Por muito tempo seu vinho mais conhecido foi o Lacrima Christi (Lacryma Christi Del Vesuvio). Mas atualmente vivemos um renascimento na qualidade dos vinhos da região: já são inúmeros os DOC e principalmente o Taurasi DOCG credenciando a região com o reconhecimento e respeito na Itália.
A Campania é conhecida pelas suas centenárias vinhas de cepas autóctones: Fiano, Apiana, Greco, Pedirosso, Coda di Volpe, etc. Portanto vamos ao que interessa e derrame um pouco de náctar na taça!
O branco Falanghina, uva autóctone cultivada há milênios, é seco, frutado, leve e mantém muito frescor sem exagerar na acidez. Foi a primeira vez que tomei essa uva, que eu me lembre, pois minha memória tem decrescido na razão direta ao número de vinhos que degusto por noite! É o tipo de vinho que gosto para começar, adoro cozinhar tomando um branco leve para depois sentar e tomar um bom tinto com a comida. A seguir fomos ao tinto, Falerno del Massico, 2005, elaborado com as uvas Aglianico e Pedirosso, ambas autóctones também. No nariz, aroma profundo e elegante, mas no palato a madeira é muito acentuada para meu gosto, deveria ser um vinho leve para o fim de tarde mas eu usaria para acompanhar o jantar. Digamos um jantar informal, quem sabe uma boa pizza para se manter fiel à região. Mas como sempre digo, mandem outra garrafa pois como a música, só costumo gostar depois de ouvir duas ou tres vezes a canção. Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário