sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Tratoria del Sole

Eu que sempre tive como certeza a imensidão do nosso mundo, tenho que reconhecer que nem tanto. Há mais de 30 anos, iniciando na fotografia, conheci e prestei serviços para a saudosa Dona Suzane de Azevedo Marques, que dirigia a não menos saudosa Revista Iris - Foto Cine Som. Nesta época trabalhava na revista suas duas filhas, Sílvia e Bia, com quem tinha muito afeto. A Beatriz vim a encotrar depois de tanto tempo trabalhando numa revista da área gastronomica chamada Onde Comer. Hoje é uma parceira comercial pois continua na área, trabalha na Go Where Gastronomia.

Bem, na época em que a Bia estava na Onde Comer, ela me disse que a diretora da revista se chamava Vivian Ferez Azar; de pronto lembrei dos meus tempos de escola primária, Colégio Pio XII, aquela garota que jogava bem volley-ball, esfihas na 25 de março, Dona Vitória... Perguntei se era da família da Brasseria Vitória e a Bia corfirmou. Era ela mesma! Mais um reencontro.
Numa de nossas conversas, Vivian me contou que seu irmão costumava frequentar uma tratoria italiana perto de São Roque que era o máximo. A proprietária cozinhava e seu marido atendia a mesa, a comida feita como na Itália, etc e tal. Como moro na Granja Vianna, convidei meu pai para conhecer a tal tratoria num fim de semana.

Para chegar lá, é só seguir a Rodovia Raposo Tavares até Vargem Grande Paulista (a estrada está ótima) e na bifurcação - esquerda para Ibiúna e direita para São Roque - pegar à direita. Passando o pedágio, é a primeira rua à esquerda. Como referência ela me deu o clube do Sindicato SINHORESP e a Casa dos Vargas (outra casa interessante de comida brasileira). Tem sinalização farta. Chegamos. O nome Tratoria del Sole.



De pronto fomos atendidos pelos proprietários Décio e Carla. Meu pai cumprimentou a Dona Carla e percebeu que conhecia a simpática italiana. Outro reencontro. Meu pai frequentava a Cantina Le Arcate do pai de Carla, na Rua Martinho Prado, no mesmo local que depois se instalou o Giovanni Bruno. Carla então mostrou antigas fotos daquela época e com isso nos sentimos em casa.
Quanto à comida posso revelar com segurança: é ótima. É um dos raros lugares que como pasta, além da que minha mãe faz. Sou muito chato para gostar de pizza e de massa, e a de lá eu gosto. Conheça num fim de semana e quem sabe se eu estiver de folga nos encontramos lá.



Quanto à Brusqueta que pensei em fotografar para voces, fico devendo. Antes que pudesse tirar minha máquina fotográfica do bolso, ligar e clicar, o prato já estava vazio. Que posso fazer...

4 comentários:

  1. Ambos contamos histórias , as suas mais saborosas .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu, tambem conheço ....é simplesmente maravilhosa a comida lá, realmente para quem conheçe , só se come assim na italia..
    ass...Fabiano

    ResponderExcluir
  3. Para quem não conhece a Tratoria Del Sole, deveria se dar o prazer de poder comer tão bem e ter a companhia do Décio que ao seu violão cantarola músicas Italianas, Napolitanas e faz o ambiente descontraído e agradável, o que posso dizer da Carla Cinque é que ela é ÚNICA, dona de um talento e personalidade que só conhecendo para saber. Se você quer comer bem e se sentir na Italia tem que conher a Tratoria!
    Baci a Tutti!!!

    ResponderExcluir
  4. Yesssssssssssss, one piece of Italy in the jungle!!! Thank's Carla and Decio, one of the best days of my life

    Alex Smith-New York

    ResponderExcluir