segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Descoberta fotográfica


Caetano foi o primeiro dos irmãos Roperto a vir para o Brasil no final do século XIX, deixando a família em Paola, Cosenza, Calábria. Apaixonado secretamente por Hermínia Maria Genoveva Carlota Garofalo que emigrou para o Brasil junto com sua família, Caetano convenceu seu pai de deixá-lo vir tentar "ganhar a américa" em 1886.
Em 1899 retorna à Itália para buscar os seus. Sua mãe não acostuma com a vida em São Paulo e volta com suas filhas, ficando somente seu pai Carlo, e seus irmãos Francesco e Affonso.
Em 3 de dezembro de 1911, sua irmã Tereza escreva para os irmãos no Brasil para saber como vão indo conforme extrato da carta abaixo.




Em resposta, Caetano manda uma foto dos 3 irmãos, tirada no caixa de seu estabelecimento: a pioneira Cantina Roperto. Como Caetano iniciou na Praça do Patriarca, depois estabeleceu-se na Praça da República, e finalmente na Rua Barão de Itapetininga até 1942, já no formato de restaurante, concluimos se tratar de uma foto deste último local. Como meu bisavô Affonso , foi morto em 1915, esta única foto dos três irmãos "Ropertos" foi tirada entre 1912 e 1915, na pioneira Cantina Roperto na Rua Barão de Itapetininga.
A casa fechou em 1940 e foi reaberta em 1942 na Rua Treze de Maio, mas esta é outra estória, digo, fotografia.



As fotografias e informações acima foram fornecidas pela filha de Caetano, Elvira Roperto em 2003, pouco tempo antes de falecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário